"IGUAIS NA DIFERENÇA" é um espaço de partilha, criado pelos docentes de Educação Especial do Agrupamento Amadeo Souza-Cardoso. Pretende-se, deste modo, divulgar, essencialmente, a operacionalização da educação inclusiva no nosso Agrupamento. “A beleza das escolas está, antes de mais, nas pessoas, no seu crescer e desabrochar, no abrir-se e revelar-se aos outros, no encontro de cada um com as suas possibilidades e limitações.” Azevedo J.,(1994).
ANO NOVO VIDA NOVA
sábado, 15 de fevereiro de 2014
PONTES SEGURAS
Atualmente os contextos escolares caracterizam-se por uma vastíssima heterogeneidade populacional, atribuindo novos desafios à escola.
Esta apresenta-se, hoje, como um espaço privilegiado para fomentar a construção de uma sociedade para todos, uma sociedade mais igualitária e mais solidária.
Assim, as escolas devem tornar-se, cada vez mais, verdadeiros contextos inclusivos, ou seja, devem tornar-se comunidades educativas capazes de responder, eficazmente, a todos os alunos, independentemente das suas características e necessidades.
A nossa escola procura proporcionar a cada aluno diferente, uma variedade de oportunidades em função das suas condições de origem e das suas necessidades, interesses e motivações, garantindo a todos, oportunidades de sucesso.
Proporciona também às crianças/jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), condições o mais próximas possível das que usufruem todos os seus pares da mesma idade, enriquecendo-se uns e outros, pois como diz a velha máxima “ninguém é tão rico que não possa receber, nem tão pobre que não possa dar.”.
A nossa escola procura criar estratégias que impliquem e motivem todos os agentes educativos a atuar, levando-os a valorizar o trabalho cooperativo e de troca de experiências, no sentido de enriquecer as práticas pedagógicas que devem ser cada vez mais diversificadas. Para além disso tenta munir-se de estruturas e recursos de qualidade com a finalidade de se tornar num contexto verdadeiramente inclusivo.
Podemos mesmo afirmar que a verdadeira inclusão só se consegue quando todos forem capazes de modificar as suas atitudes discriminatórias, transformando-se a sociedade e a escola numa comunidade verdadeiramente justa, acolhedora e consequentemente inclusiva.
É neste conceito de escola inclusiva que “navega” a Educação Especial na nossa escola, tendo como objetivo principal criar pontes seguras para uma verdadeira inclusão social/comunitária, pois tal como Charles Chaplin “Não devemos ter medo dos confrontos…até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
As Docentes de Educação Especial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário