No passado dia 6 de julho foi publicado o Decreto-Lei n.º 54/2018 que estabelece o novo quadro legal, visando estabelecer as normas e os princípios que garantam a inclusão.
O novo regime legal assenta nos seguintes princípios:
- A construção de procedimentos para uma escola inclusiva centrada no acesso ao currículo;
- A igualdade de oportunidades como ponto de partida;
- A abordagem multinível para a identificação de medidas de acesso ao currículo e às aprendizagens;
- A cooperação e trabalho de equipa na identificação e promoção de trabalho para alunos com necessidades específicas;
- Promoção da relação entre o professor de educação especial e os professores da turma;
- O reforço de intencionalidade na transição para a vida ativa.
Em suma, o diploma consagra:
I. Os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação na aprendizagem e na comunidade educativa;
II. As medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão, as áreas curriculares e os recursos específicos a mobilizar para responder às necessidades educativas de todas e de cada uma das crianças e jovens ao longo do seu percurso escolar, nas diferentes modalidades de educação e formação;
III. Prevê, ainda, que o trabalho com os alunos seja definido e acompanhado por uma equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva.
Outros diplomas legais que visam reforçar a qualidade das aprendizagens, a equidade e possibilitar, no fundo, a educação inclusiva também foram publicados. Falamos do Decreto-Lei 55/2018 que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens.
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/dl_54_2018.pdf
https://dre.pt/application/conteudo/115652962
https://dre.pt/pesquisa/-/search/115652962/details/maximized?res=pt
https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=faafaeb3-c601-47a5-9d5d-f537baf8354a
https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/AFC/ep_dl_55_2018_autonomia_e_flexibilidade_curricular_epc_julho_2018.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário